GARE 2024/2025
Gestor de Atividades e de Recursos Educativos
Oficina de estimulação linguística
Designação da atividade | Oficina de estimulação linguística |
---|---|
Escola | Escola 1º CEB António Vitorino Escola 1º CEB Praia da Vieira Jardim de Infância de Vieira de Leiria Jardim de Infância da Praia da Vieira |
Tipologia | Oficina de formação |
Data de início | 16-09-2021 |
Data de término | 3-06-2022 |
Outras Estruturas | PDPSC |
Dinamizadores | Joana Pinheiro |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º ano / Professores / Encarregados de Educação |
Breve Descrição | As sessões de estimulação decorrem semanalmente, em períodos de 30 minutos. A cada 4 semanas os alunos são reavaliados e, se necessário, é ajustado o grupo a que pertencem ou a permanência nas sessões. As sessões irão decorrer no período letivo, num horário a combinar com os professores titulares de turma e com o responsável pelo estabelecimento. Após cada sessão é feito um resumo breve ao professor/educador titular das atividades desenvolvidas, das dificuldades e melhoria de cada aluno em relação à sessão anterior. Caso haja necessidade de ajustar o grupo ou saída das sessões por superação de dificuldades, os encarregados de educação serão informados, bem como em caso de demonstração de dificuldades mais profundas durante as sessões. Crianças que inicialmente não foram consideradas em risco linguísticos, poderão ser referenciadas posteriormente, em caso de necessidade, pelos professores/educadores titulares. Para frequentar as sessões os irão ser considerados os alunos que apresentaram alterações ou risco de alterações no desenvolvimento da linguagem e fala. As crianças serão agrupadas em conjuntos de 5 a 6 crianças com fragilidades semelhantes. Todas as áreas da linguagem serão alvo de intervenção (semântica, morfossintaxe, pragmática e fonologia). |
Articulação com o Projeto Educativo | 3.1.2-Aumentar a taxa global de sucesso escolar. 3.1.3-Aumentar, a média das classificações das provas finais do ensino básico obtida pela totalidade dos alunos internos. 3.1.5-Valorizar o sucesso dos alunos 3.1.7-Promover o envolvimento da comunidade educativa. 3.2.3-Adequar as ofertas educativas e formativas às reais necessidades dos alunos e do meio. 3.2.4-Realizar atividades tendo em conta a especificidade geográfica e social do agrupamento. 3.2.7-Estimular práticas pedagógicas colaborativas. 3.3.1-Facilitar a comunicação vertical e horizontal. |
Objetivos | Melhorar as competências linguísticas dos alunos do pré-escolar e do 1º ano. Melhorar os resultados académicos dos alunos do 1º ano. Articular com os professores/educadores para otimização das atividades desenvolvidas em aula. Articular com os professores/educadores para diminuição das dificuldades sentidas ao nível da linguagem dos alunos. Articular com os encarregados de educação para a sua capacitação na estimulação linguísticas das crianças. |