GARE 2024/2025
Gestor de Atividades e de Recursos Educativos
Programa de Mentorias
Designação da atividade | Programa de Mentorias |
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Escola | Escola Secundária José Loureiro Botas Escola 2º CEB Padre Franklin |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-09-2023 |
Data de término | 30-06-2024 |
Outras Estruturas | PDPSC |
Dinamizadores | Técnicos Especializados em Educação Social e Mediação Escolar do AEVL |
Público-Alvo | 5º ano / 5º A / 5º B / 5º C / 6º ano / 6º A / 6º B / 6º C / 7º ano / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 8º ano / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 9º ano / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 10º ano / 10º A / 10º B / 11º ano / 11º A / 11º B / 12º ano / 12º A / 3º A - Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores / Encarregados de Educação |
Breve Descrição | O projeto pretende chegar simultaneamente a dois polos de intervenção previstos nas medidas que baseiam a intervenção da Técnica Especializada em Educação Social. Por um lado (Medida 3), o fomentar o sentido de pertença à escola e à comunidade; o melhorar a identidade e ação cívicas dos jovens, promovendo o desenvolvimento positivo da juventude e o promover o trabalho colaborativo na comunidade educativa (dentro e fora da escola). Por outro (Medida 2) o envolvimento das famílias no processo educativo dos seus educandos, quer na organização e gestão familiar que incluam espaço para a realização destas dinâmicas de mentorias pelos seus educandos, quer na participação dos E.E nas atividades promovidas pela escola. |
Articulação com o Projeto Educativo | 3.2.3 Promover uma inclusão efetiva dos alunos tendo em conta as suas especificidades. 3.4.4 Reforçar a participação dos alunos na vida da escola/agrupamento. 3.4.6 Promover a formação cívica dos discentes. 3.4.10 Promover o envolvimento da comunidade educativa. |
Objetivos | Desenvolver projetos de voluntariado e comunitários. Promover o relacionamento interpessoal Estimular a cooperação entre alunos Contribuir para o desenvolvimento do aluno nas dimensões pessoal, social e cultural e apoiar na resolução de eventuais dificuldades no processo de integração no AEVL |