Ser ativo: explorar para decidir

Designação da atividadeSer ativo: explorar para decidir
EscolaEscola Secundária José Loureiro Botas
TipologiaProjeto
Data de início1-09-2014
Data de término30-06-2015
Outras EstruturasSPO
DinamizadoresPsicóloga, Diretores de Turma do 9º ano
Público-Alvo9º A / 9º B / 9º C / 9º D
Breve DescriçãoPrograma de educação para o mundo de trabalho, desenvolvido no âmbito da área de Integração do 9º ano de escolaridade. Abordagem de temas relacionados com o autoconhecimento, o mundo do trabalho e das profissões e a tomada de decisão. No âmbito do conhecimento e da aproximação ao mundo do trabalho prevê-se, nomeadamente, o convite de profissionais e/ou a realização de projetos de workshadowing por parte dos alunos.
Articulação com o Projeto Educativo3ª prioridade: A facilitação da transição e integração dos alunos entre os vários ciclos de ensino, tendo em vista o percurso educativo de cada um.
objetivo 1: Criar condições para que o Agrupamento garanta níveis de qualidade, eficiência e eficácia educativas no processo de organização e na prossecução do interesse público da educação;
objetivo 3: Garantir a equidade do serviço prestado, procurando a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso, apostando na diversidade de percursos educativos e formativos;
objetivo 4: Promover o desenvolvimento integral dos alunos, fomentando e valorizando atitudes ativas, intervenientes, conscientes, responsáveis e respeitadoras, na melhoria dos comportamentos pessoais e sociais
ObjetivosFomentar uma atitude proativa na procura e exploração de informação; Promover o desenvolvimento de uma atitude positiva; promover o autoconhecimento, o conhecimento acerca do sistema educativo e do mundo de trabalho e o conhecimento acerca das condicionantes da escolha vocacional; fomentar a criação de imagens mais realistas das profissões; promover a assunção de responsabilidade pessoal promover a cooperação entre pares; fomentar a aquisição de competências para a tomada de decisão refletida; fomentar a reflexão acerca dos estereótipos profissionais e de género