GARE 2024/2025
Gestor de Atividades e de Recursos Educativos
Ser ativo: explorar para decidir
Designação da atividade | Ser ativo: explorar para decidir |
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Escola | Escola Secundária José Loureiro Botas |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-09-2014 |
Data de término | 30-06-2015 |
Outras Estruturas | SPO |
Dinamizadores | Psicóloga, Diretores de Turma do 9º ano |
Público-Alvo | 9º A / 9º B / 9º C / 9º D |
Breve Descrição | Programa de educação para o mundo de trabalho, desenvolvido no âmbito da área de Integração do 9º ano de escolaridade. Abordagem de temas relacionados com o autoconhecimento, o mundo do trabalho e das profissões e a tomada de decisão. No âmbito do conhecimento e da aproximação ao mundo do trabalho prevê-se, nomeadamente, o convite de profissionais e/ou a realização de projetos de workshadowing por parte dos alunos. |
Articulação com o Projeto Educativo | 3ª prioridade: A facilitação da transição e integração dos alunos entre os vários ciclos de ensino, tendo em vista o percurso educativo de cada um. objetivo 1: Criar condições para que o Agrupamento garanta níveis de qualidade, eficiência e eficácia educativas no processo de organização e na prossecução do interesse público da educação; objetivo 3: Garantir a equidade do serviço prestado, procurando a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso, apostando na diversidade de percursos educativos e formativos; objetivo 4: Promover o desenvolvimento integral dos alunos, fomentando e valorizando atitudes ativas, intervenientes, conscientes, responsáveis e respeitadoras, na melhoria dos comportamentos pessoais e sociais |
Objetivos | Fomentar uma atitude proativa na procura e exploração de informação; Promover o desenvolvimento de uma atitude positiva; promover o autoconhecimento, o conhecimento acerca do sistema educativo e do mundo de trabalho e o conhecimento acerca das condicionantes da escolha vocacional; fomentar a criação de imagens mais realistas das profissões; promover a assunção de responsabilidade pessoal promover a cooperação entre pares; fomentar a aquisição de competências para a tomada de decisão refletida; fomentar a reflexão acerca dos estereótipos profissionais e de género |