GARE 2024/2025
Gestor de Atividades e de Recursos Educativos
Programa "Parlamento dos Jovens" do Secundário
Designação da atividade | Programa "Parlamento dos Jovens" do Secundário |
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Escola | Escola Secundária José Loureiro Botas |
Tipologia | Atividade de Articulação |
Data de início | 1-09-2015 |
Data de término | 5-04-2016 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 400 - História |
Dinamizadores | Professoras Graça Mota e Dilma Engenheiro. |
Público-Alvo | 10º B / 10º C / 11º B / 12º B |
Breve Descrição | O programa Parlamento dos jovens implica o envolvimentos de alunos na constituição de listas; na participação de sessões de debate do tema em discussão no presente ano letivo; na apresentação de propostas de resolução na sessões escolar e distrital; na participação no processo de eleição dos deputados representantes do agrupamento na sessão distrital e a possibilidade de participar na Sessão nacional na Assembleia da República. |
Articulação com o Projeto Educativo | 1ª prioridade: A articulação do currículo dos vários anos, ciclos e escolas do Agrupamento, promovendo a melhoria dos resultados escolares, tendo como referência as Metas Curriculares, os programas em vigor e a realidade local onde se insere o nosso agrupamento; 2ª prioridade: A realização de trabalho colaborativo entre todos os elementos da comunidade educativa visando integrar saberes, atividades e projetos tornando as aprendizagens mais coerentes e definitivas; objetivo 4: Promover o desenvolvimento integral dos alunos, fomentando e valorizando atitudes ativas, intervenientes, conscientes, responsáveis e respeitadoras, na melhoria dos comportamentos pessoais e sociais objetivo 5: Reforçar a cultura de articulação no agrupamento ; objetivo 6: Fortalecer o papel da escola na comunidade onde se insere, promovendo o reconhecimento da sua importância como fator agregador e impulsionador dessa mesma comunidade. |
Objetivos | Objetivos • Proporcionar aos alunos experiências que favoreçam o seu desenvolvimento sócio afetivo; ● Dinamizar atividades que promovam a interdisciplinaridade e a articulação curricular; ● Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; ● Desenvolver o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade ● Conhecer os órgãos de soberania; ● Consciencializar os alunos para a importância do trabalho desenvolvido pela Assembleia da República. |